Uma opção representa o direito de comprar ou vender um ativo a um preço prestabelecido dentro de um determinado prazo.
É importante lembrar, também, que uma opção não existe sozinha, ela existe ligada a um ativo (podendo ser um índice, uma ação, contratos futuros, etc). Isso porque se trata de um derivativo.
Direitos, Deveres e Prazos
O comprador (ou titular) de uma opção tem o direito (não o dever) de exercer a opção de compra ou venda no tempo determinado.
Caso, por alguma razão, o comprador da opção não realize o exercício, ela deixará de existir ao final do prazo. Nesta situação o comprador perdeu o valor previamente pago pela opção, também chamado de prêmio.
O vendedor (ou lançador) de uma opção, por outro lado, tem o dever de cumprir os requisitos estabelecidos em caso de exercício.
Modalidades de opção
Opção de compra (call option)
O comprador tem o direito de comprar o ativo dentro do prazo, enquanto o vendedor tem a obrigação de vender pelo preço do acordo, não importando o valor atual de mercado.
Ao comprar uma call, o investidor paga por ela um valor, chamado de Prêmio. Seu risco, então, é limitado ao valor desembolsado.
Quem a compra tem expectativa de alta e não está, necessariamente, especulando. As opções também podem ser utilizadas para estratégias de proteção (hedge) e participação, com base em análises fundamentalistas.
Opção de venda (put option)
O comprador tem o direito de vender o ativo dentro do prazo, enquanto que o vendedor tem a obrigação de comprar pelo preço de acordo, não importando o valor atual de mercado.
Conceitos importantes
- Ativo-objeto: Se refere ao ativo sobre o qual a opção foi feita.
- Hedge: É uma forma de proteger o capital contra o aumento ou a redução de preços.
-
Lançador: Denominação dada àqueles que venderam uma opção, seja ela Call ou Put.
- Preço de Exercício: É o preço fixo estipulado para compra ou venda dos ativos, o Strike.
- Prazo de Exercício (Vencimento): Trata-se do tempo que o comprador da opção tem para realizar o exercício. Após o final do prazo a opção deixa de existir.
- Prêmio: É o valor da opção que é pago pelos titulares e recebido pelos lançadores.
-
Titular: Denominação dada àqueles que compraram uma opção, seja ela Call ou Put.
Achou útil este conteúdo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo.
Desejamos bons trades!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.