O Tryd disponibiliza diversas formas de configuração e manipulação das visões, atendendo assim, a demanda e estilo de cada trader.
A janela principal contém menus de opções e barra de ferramentas, onde se encontram os recursos da plataforma.
Quando selecionamos um destes recursos, a visão é aberta em forma de janela, que chamamos de visões destacadas ou flutuantes. Estas visões podem ser livremente movidas e configuradas, principalmente, quando utilizados dois ou mais monitores.
Existe uma forma de destacar de uma vez todas as visões que estejam abertas. Para isso, basta utilizar o comando Destacar Todas as Visões no menu Janela.
Utilizando o mesmo menu Janela, é possível selecionar a opção Travar/Destravar Visões Destacadas para travar ou destravar todas as visões destacadas ou anexadas, de uma vez.
Cursores indicativos
Os vários cursores indicativos auxiliam a identificação de onde é possível encaixar as visões na tela principal do Tryd.
Organizando as visões
Para anexar uma visão a janela principal, clique sobre a aba, na parte superior da visão e a arraste até a área desejada, que exibirá um contorno vermelho.
Para destacar a visão, utilize o atalho Ctrl+F11.
Além disso, clique com o botão direito do mouse sobre a janela para travar ou clonar a visão, bem como para ocultar a aba:
Travar Visão: A visão, destacada ou anexada, quando travada, permanece fixa até que seja destravada.
Uma visão travada não pode ser movida, fechada, maximizada ou minimizada.
Para destravar, acesse o mesmo caminho ou utilize o atalho Ctrl+F2.
Clonar Visão: Duplica a janela, bem como suas configurações.
Ocultar Aba: Oculta o cabeçalho da visão e as opções contidas nele.
Organizando as visões em abas
Além de arrastar e soltar visões sobre a tela principal, também é possível empilhar as visões em abas.
A ordem das abas também pode ser alterada. Em uma área da tela principal onde existirem duas visões empilhadas, clique na barra de título da visão a esquerda e arraste-a para a posição desejada ao lado da aba da segunda visão. Uma vez que o cursor de "empilhar" aparecer, solte o botão do mouse. Note que a posição das visões irá se inverter:
Maximizando e minimizando as visões
A tela principal do Tryd pode ser utilizada para exibir diversas visões, organizadas de diversas formas. A possibilidade de reorganizar as visões tem como objetivo aumentar a produtividade do usuário, permitindo que os elementos mais importantes sejam posicionados de forma a aproveitar melhor a sua área de trabalho. Porém, mesmo após posicionar cuidadosamente as visões, é possível que algumas áreas que estão mais ocultas necessitem de maior visibilidade momentânea, assim como áreas mais visíveis possam ser ocultadas por alguns instantes, dando lugar a outras.
Para isso, existem dois mecanismos para gerir a visibilidade das visões, são eles: minimizar (ou seja, fazer com que a visão use o mínimo de espaço possível) e maximizar (dar tanto espaço quanto for possível para a visão). Existem várias maneiras para acessar esses recursos:
- Usando os botões de Maximizar Janela e Restaurar Janela apresentados no canto direito das visões;
- Maximizar, Minimizar ou Restaurar, utilizando o botão direito do mouse sobre o título da visão;
- Quando a visão está no estado normal, duplo clique no título fará com que a mesma seja maximizada, e, quando estiver maximizada, o duplo clique irá restaurar o tamanho original da visão;
- Usando Ctrl + M, atalho de teclado para um comando que irá mudar o estado da visão ativa, entre maximizado e restaurado (o seu estado normal);
- Já na lateral da plataforma, encontramos as visões antes minimizadas. Para maximizá-las, basta clicar sobre as mesmas.
Modos de abertura
Abrir visões de acordo com o último estado: por padrão, sempre que uma visão for aberta, o Tryd irá fazer com que ela seja exibida de acordo com o seu último estado conhecido, isto é, restaurando a sua posição, se estava ou não destacada e o seu tamanho. Para utilizar esse modo de abertura de visões, mantenha desmarcada a opção Sempre abrir visões destacadas, no menu Editar, Preferências, Geral, para finalizar a configuração clique em OK:
Sempre abrir visões destacadas: para utilizar esse modo de abertura de visões, marque a opção Sempre abrir visões destacadas, no menu Editar, Preferências, Geral.
Posicionar visões abertas no centro do monitor: ao utilizar a opção Sempre abrir visões destacadas, é possível fazer com que as visões sejam abertas no centro do monitor. Selecione a opção Posicionar visões abertas no centro do monitor, para finalizar a configuração clique em OK.
Outros recursos
Trazer Visões para o Monitor Principal
Existem casos em que as visões podem ficar inacessíveis ao usuário por estarem em uma área não visível, como por exemplo:
- Em um ambiente em que existam vários monitores, quando um deles é removido, as visões que estavam abertas nele continuarão sendo exibidas na mesma posição, ficando inacessíveis;
- Quando a resolução do monitor é modificada, seja por uma mudança na configuração ou pela troca de aparelhos, as visões podem ocupar áreas fora do campo de visão.
Para torná-las acessíveis novamente, existe o comando Trazer Visões para o Monitor Principal que está no menu Janela.
Ao executar o comando, uma janela será exibida, mostrando todas as visões que estão abertas e que não estão visíveis por estarem fora da área disponível dos monitores ativos. Assim, é possível selecionar quais visões devem ser reposicionadas ao clicar em Restaurar.
Esse recurso pode ser utilizado sempre que houver a necessidade de se trazer para o monitor principal uma visão que esteja total ou parcialmente oculta.
Trazer Visão para Frente
Quando existe um grande número de visões destacadas em uma área de trabalho, é comum que algumas fiquem sobrepostas por outras. Nesses casos, utilize o comando Trazer Visão para Frente que está no menu Janela.
Uma lista com todas as visões que estão destacadas será exibida. Ao selecionar uma delas, esta será trazida para o primeiro plano, acima de todas as outras.
Saiba mais, acessando o vídeo abaixo:
Achou útil este conteúdo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo.
Desejamos bons trades!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.