Gaps não são apenas espaços vazios nos gráficos. Eles trazem uma série de informações importantes que podem influenciar diretamente a percepção do trader sobre o movimento/tendência. A sua interpretação pode variar de um claro indicativo de força até uma expectativa de reversão dependendo do contexto no qual o gap se manifesta.
Quando surge um gap
Assumindo um período de tempo diário, um gap acontece quando o preço máximo do dia atual é inferior ao mínimo do dia anterior (gap de baixa) ou quando o preço mínimo do dia atual é superior ao máximo anterior (gap de alta). Observando um gap no gráfico ele é um espaço vazio entre barras consecutivas.
No exemplo a seguir, a mínima do candle 2 é de 5.768,37, sendo superior ao preço máximo de 5.741,46 do candle 1:
Um gap pode surgir em outras periodicidades além de em nível diário, como intraday, semanal, mensal e anual. Contudo, conforme o intervalo de tempo aumenta os gaps são cada vez mais raros. Para que ocorra, por exemplo, um gap no gráfico semanal não pode haver intersecção dos preços dos 5 dias de uma semana com os preços de nenhum dos 5 dias da semana seguinte.
O fechamento de um gap
Existe a ideia de que um gap será sempre fechado. Entretanto, na análise técnica, não há espaço para certezas e, por consequência, não podemos confiar que determinado gap será prontamente preenchido. Mesmo porque o fechamento pode ocorrer semanas, meses e até anos depois. De qualquer maneira é inegável a observação de que a maioria dos gaps são fechados de maneira relativamente rápida.
O fechamento ou preenchimento acontece quando os preços passam novamente e cobrem o espaço vazio:
A principal causa do fechamento é o aspecto fortemente emocional dos gaps. Eles mostram força para um dos lados, muitas vezes são gerados a partir de notícias surgidas durante a noite. Muitos traders possuem um relacionamento extremamente emocional com seus ativos e operações e tomam decisões pouco racionais.
Entretanto, quando a situação começa a normalizar e os fatos são analisados de maneira mais racional, muitos percebem que a decisão foi incorreta e começam a desfazer a posição equivocada. Esse comportamento inicia a reação que muitas vezes culmina com o fechamento total ou parcial do gap.
Tipos de Gap
A análise técnica classificou os gaps em três tipos básicos: gaps de rompimento, gaps de continuação e gaps de exaustão.
- Gaps de Rompimento: Este tipo de gap é formado quando o preço rompe um padrão de preços ou acumulação. Ele enfatiza a força compradora ou vendedora do novo momento.
- Gaps de Continuação: Os gaps de continuação surgem quando ospreços estão fazendo um movimento claro em uma direção e com rapidez. Dessa maneira, este é um tipo de gap bastante emocional que encontramos, normalmente, em rallys ou em quedas bruscas.
- Gaps de Exaustão: O gap de exaustão está associado ao final do movimento. Conforme dito, o segundo ou terceiro gap de continuação pode ser na verdade um sinal de exaustão.
Um cuidado especial deve ser tomado caso o gap seja grande em relação a outros gaps ou caso ocorra um gap de queda no dia seguinte deixando uma barra de preços isolada. Neste caso, tem-se uma ilha de reversão. Para os japoneses trata-se de uma padrão de candles de reversão tipo estrela bastante forte chamado de bebê abandonado. - Suporte/Resistência:Um gap tende a tornar-se uma zona de suporte/resistência. Para os japoneses um gap é uma janela (Window) um padrão de continuação e toda a área da janela é considerada um nível potencial de pressão compradora ou vendedora.
Achou útil este conteúdo?
Não esqueça de nos avaliar abaixo.
Desejamos bons trades!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.